A infertilidade atinge mais de 15% dos casais sendo não só geradora de sofrimento como consumidora de recursos, quer pessoais, quer dos serviços de saúde. Os resultados obtidos no seu tratamento têm melhorado atingindo taxas de sucesso que ultrapassam os 40%. No entanto, ainda há muito a compreender e a melhorar. O objectivo deste curso prende-se com o melhoramento dos conhecimentos por parte dos intervenientes no processo de tratamento e acompanhamento destes casos. A importância dos factores hormonais tem-se revelado cada vez mais importante sendo um factor em relação ao qual existem inúmeras armas terapêuticas, que pela sua complexidade exige conhecimentos aprofundados. Estudos recentes apontam para a crescente influência de disruptores endócrinos na patogénese de um número crescente de casos de infertilidade. Incluem-se aqui os produtos da indústria dos plásticos, o ibuprofeno e outros medicamentos, assim como o sedentarismo e obesidade.
Com este Curso pretende-se o aprofundamento dos conhecimentos sobre o funcionamento dos eixos de activação hormonal das fases de desenvolvimento relacionadas com a reprodução (a puberdade e a menopausa) e as disfunções do sistema hormonal, incluindo os hipogonadismos masculino e feminino, as deficiências enzimáticas, a síndrome do ovário poliquístico e a endometriose.
Edifício Cruzeiro, nº 4 - 2º andar Sala 32 Largo de Celas 3000-132 Coimbra +351 917527529 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.